Empresas de todos os setores estão sendo cada vez mais pressionadas a adotar práticas sustentáveis e éticas para garantir sua relevância no mercado. No universo dos eventos, esse movimento ganha ainda mais força diante dos impactos ambientais, sociais e econômicos que feiras, congresso ou show pode gerar.

É nesse cenário que o ESG entra em cena. A sigla, que representa os pilares Ambiental, Social e de Governança (Environmental, Social and Governance), passou a orientar decisões estratégicas em diversas áreas, inclusive no universo de feiras de negócios.

Aplicar práticas sustentáveis significa, entre outras coisas, reduzir o desperdício e otimizar recursos. Entenda a seguir o que é ESG e como esse conceito está transformando o mercado de eventos.

O que é ESG?

O conceito de ESG reúne boas práticas relacionadas ao meio ambiente, à responsabilidade social e à governança corporativa. Esses pilares servem como critérios para medir o impacto e o comprometimento das empresas com um futuro mais sustentável, inclusivo e transparente.

O pilar Environmental ou Ambiental trata do uso responsável de recursos naturais, da gestão de resíduos e da redução de emissões. Empresas com forte atuação ambiental são mais atrativas para investidores e consumidores.

O pilar Social diz respeito à ética empresarial, transparência na gestão, políticas anticorrupção e composição do conselho administrativo. Uma boa governança fortalece a reputação e reduz riscos.

A Governança diz respeito à estrutura de liderança, ética nos negócios, transparência na gestão e políticas anticorrupção. Uma boa governança fortalece a reputação da empresa e reduz riscos operacionais.

Como o ESG transforma os eventos

No mercado de eventos, o ESG é mais do que uma tendência, é uma exigência crescente de patrocinadores, expositores e do público. Um levantamento da Informa Markets revelou que

62,5% dos resíduos gerados em feiras de negócios vêm de estandes descartáveis. Isso reforça a urgência de rever processos e implementar práticas mais responsáveis.

Uma pesquisa da Google encomendada à MindMiners mostrou que embora apenas 27% dos brasileiros conheçam a sigla ESG, 83% valorizam marcas que adotam práticas sustentáveis e responsáveis.

Assim como o conceito impacta empresas, também está associado a serviços ou eventos como feiras de negócios, shows ou eventos esportivos.

Confira como o ESG impacta os eventos:

Transparência e governança

A implementação de políticas anticorrupção e o tratamento justo de todas as partes interessadas são fundamentais para a reputação e o sucesso de um evento.

Inclusão Social

Eventos que adotam práticas sociais responsáveis criam um ambiente mais inclusivo e acessível para todos os participantes. Isso pode incluir:

Isso pode ser feito por meio de:

  • Acessibilidade para pessoas com deficiência;
  • Promoção de práticas de diversidade e a inclusão, em todos os níveis do evento, desde banheiros para todos os gêneros até intérprete de libras em palestras;
  • Apoio a causas sociais locais;
  • Pagamento justo aos trabalhadores dos setores de segurança, organização e limpeza;
  • Contratação de serviços locais ou pequenos produtores.

Cada vez mais, feiras e congressos têm adotado políticas que incentivam a participação de pessoas com diferentes origens étnicas, culturais e sociais.

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Impacto Ambiental

Eventos costumam gerar uma quantidade significativa de resíduos e emissões de carbono, especialmente pelo transporte e consumo de energia. Aplicar soluções sustentáveis ajuda a reduzir a pegada ecológica do setor.

A escolha de locais que utilizam energia renovável e o uso de tecnologias de baixo consumo são estratégias eficazes para diminuir a pegada ambiental dos eventos.

Algumas práticas fáceis de serem implementadas são o uso de materiais reciclados para a montagem de estandes, a digitalização de materiais de marketing para reduzir o uso de papel e a implementação de sistemas de gerenciamento de resíduos eficientes.

Além disso, é possível incentivar o uso de transporte público ou oferecer opções de transporte compartilhado para reduzir as emissões de carbono associadas ao deslocamento dos participantes. Um estande sustentável, construído para evitar desperdícios, também é um diferencial importante. É ecologicamente correto, reduz o impacto ambiental causado pelo evento e também reduz custos, afinal, geralmente podem ser reutilizados em mais de uma feira.

ESG no futuro dos eventos

A adoção de práticas ESG é parte indispensável no futuro dos eventos. A promoção dessas práticas pode levar à atração de patrocinadores e investidores interessados em uma nova abordagem.

Outra vantagem é que os elementos usados em cada evento deixam de ser descartáveis, reduzindo custos de estrutura, impressão e produção de materiais. Por consequência, as equipes têm menos trabalho repetitivo e podem focar na estratégia de abordagem e presença no evento.

Better Stands: inovação com impacto positivo

Para acelerar essa transformação, a Informa Markets desenvolveu o programa Better Stands, parte do seu projeto global FasterForward, que busca integrar a sustentabilidade em todas as suas frentes de atuação. O Better Stands incentiva a construção de estandes reutilizáveis e a redução de resíduos, com metas claras:

· Zero descarte de estandes até 2030;

· Classificar estandes nas categorias Bronze, Prata ou Ouro, de acordo com o nível de sustentabilidade;

· Redução efetiva do impacto ambiental e estímulo à inovação;

· Vantagens competitivas para empresas que adotam práticas ESG.

Essa iniciativa mostra como a indústria de eventos está se adaptando às novas demandas por responsabilidade socioambiental.

Além disso, o programa será expandido como parte da Iniciativa Global de Eventos com Emissão Zero de Carbono, reconhecendo e incentivando expositores engajados com a sustentabilidade.

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