O mercado de eventos no Brasil impressiona: são mais de 600 mil empresas compondo o hub setorial, responsáveis por mais de 6,6 milhões de empregos e com um faturamento anual que passa de R$290 bilhões, somando 3,8% do PIB nacional, segundo dados da Associação Brasileira dos Promotores de Evento (ABRAPE). Isso porque o setor movimenta não apenas os segmentos alvo de cada evento como também toda uma cadeia logística e operacional que garante que os eventos aconteçam, com empresas e profissionais autônomos envolvidos em áreas como transporte, limpeza, segurança, cenografia, serviços e mais.

O setor vem provando ainda mais a sua resiliência e seu impacto na sociedade desde 2020. Diretamente afetado pela pandemia da COVID-19, o mercado de eventos passou por transformações importantes e vem vivendo anos de recuperação expressiva, registrando números positivos e resultados importantes nos últimos dois anos. Com novas ferramentas digitais para oferecer ao público uma experiência cada vez mais completa, os eventos se reinventaram e continuam gerando novos negócios, impactando as vendas e os resultados de setores inteiros.

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Eventos no Brasil: oportunidades e desafios

Mesmo com os números positivos, o setor também lida com desafios importantes, como a instabilidade econômica, desafios tributários e transformações que afetam os setores alvo dos eventos. Conectar todos os stakeholders de um setor, unindo em um mesmo ponto de encontro fornecedores, compradores e tomadores de decisão, é um desafio que exige trabalho especializado e estratégias para alcançar (e atrair) todos os envolvidos.

Maior organizadora do mundo, somente os eventos promovidos pela Informa Markets já dão uma ideia sobre o tamanho do impacto causado pelo setor. Com feiras e congressos especializados, a empresa é responsável por eventos que impactam os resultados de setores-chave para a economia brasileira, como Agronegócio, Indústria, Saúde, Energia, e Alimentos & Bebidas, entre outros.

Além dos eventos físicos, a digitalização do setor é uma realidade, com a presença cada vez maior de novas plataformas de eventos com soluções em audiência e conteúdo digital especializado. Experiências híbridas e com uma crescente preocupação com a sustentabilidade e a redução de resíduos também vem ganhando espaço, estimulando o relacionamento e os negócios entre empresas e mercados de todos os setores.

Como patrocinar feiras de negócios

Independentemente do seu nicho de atuação, participar de uma feira de negócios pode ser uma oportunidade de crescimento e de expansão para a sua empresa. Isso porque as feiras de negócios são encontros valiosos, focados em unir fornecedores e clientes e em estimular as vendas, o networking e a disseminação de conteúdo útil e especializado. Ou seja: identificar e participar dos principais eventos do seu setor gera impactos positivos para a sua marca e permite que sua empresa seja parte do que há de mais atual no seu segmento, acompanhando as principais tendências e interagindo diretamente com o público-alvo para entender suas necessidades e intenções.

Existem muitas formas de patrocinar uma feira, principalmente considerando as soluções digitais e híbridas. Algumas das opções mais populares e vantajosas são:

  • Exposição na feira: ser um expositor coloca a sua marca lado a lado com os principais players do seu setor e abre novas oportunidades de venda e de networking com um público selecionado e qualificado, interessado no seu segmento;
  • Patrocínio de conteúdo: associar a sua marca a conteúdo especializado em congressos e feiras pode ser uma opção interessante para deixar claro para o seu público quais causas sua empresa apoia (considerando conteúdos voltados para a temática ESG, por exemplo) ou mesmo posicionando sua marca como alguém que valoriza a inovação (ao patrocinar, por exemplo, um palco sobre novas soluções tecnológicas no seu setor). Sua empresa também pode considerar patrocínios que incluam uma palestra especializada, para apresentar sua solução diretamente ao público;
  • Projetos de conteúdo personalizado: antes ou depois dos eventos físicos, sua empresa pode preparar o seu público com mais informações, produzindo em conjunto com as feiras um projeto personalizado de conteúdo (branded content), que ajudem os visitantes a entenderem como a sua solução se encaixa no dia a dia e nas necessidades deles;
  • Soluções digitais: manter a sua marca viva na memória do seu público é indispensável e as soluções digitais de ads são uma opção valiosa nesse sentido, agregando itens como anúncios em redes sociais, banners personalizados nos canais digitais das feiras, inserção em newsletters, reuniões digitais com prospects e mais.

Os formatos de patrocínio podem variar de evento para evento, se adaptando de acordo com o setor da feira e o perfil dos visitantes e expositores. Entre em contato com os times comerciais do seu evento de interesse para entender melhor os formatos e encontrar a melhor solução possível para o seu negócio.

Independente do formato definido, patrocinar uma feira de negócios tem potencial para impactar positivamente os seus resultados. Ser parte de um setor tão valioso e relevante para o país pode colocar a sua marca no centro das discussões e aumentar o seu alcance e suas vendas. Visite o site da Informa Markets para saber mais sobre o setor de eventos no Brasil e conhecer mais sobre os principais segmentos atendidos no país.