Feiras de negócios são oportunidades únicas para expor a sua marca a um público direcionado e qualificado. Mas, com a transformação digital e a expansão das soluções tecnológicas associadas ao setor, a presença física já não é a única forma de aproveitar os benefícios oferecidos pelo patrocínio de eventos. Cada vez mais, plataformas de evento ganham espaço, gerando novas oportunidades e pontos de contato para ligar a sua marca ao seu próximo negócio fechado.

Principalmente depois dos anos da pandemia de COVID-19, que forçou o setor de eventos e feiras a se adaptar rapidamente a uma realidade digitalizada, soluções virtuais como as plataformas de eventos seguiram evoluindo e se tornando opções seguras, úteis e valiosas para entrar em contato com potenciais clientes e parceiros e se conectar com uma audiência altamente qualificada.

O que é uma plataforma de eventos

Diferente de uma rede social aberta, como o Youtube ou o LinkedIn, uma plataforma de eventos tem recursos específicos, desenvolvidos especialmente para facilitar a conexão entre marcas e clientes. Um webinar transmitido via Youtube, por exemplo, não estimula necessariamente que o cliente potencial entre em contato com a marca, além de oferecer muitos pontos de distração que podem desviar a atenção desse público. Da mesma forma, um perfil no LinkedIn dificilmente gera o engajamento necessário para levar o cliente ao site ou catálogo da marca, tornando o contato mais distante.

Facilitar esse acesso ao conteúdo e aos serviços da sua marca é imprescindível para melhorar sua taxa de conversão em vendas, principalmente em segmentos com demandas específicas, algo bastante comum quando falamos de negócios B2B (Business to Business). Uma plataforma de eventos direcionada para o fechamento de negócios pode tornar esse fluxo de contato mais fluido, atingindo sua audiência diretamente.

Uma plataforma especializada de eventos permite que o conteúdo seja direcionado e utilizado para reforçar seu posicionamento de marca, integrando esse material a uma jornada completa de decisão do cliente potencial e com um contato mais direto para acionar seus prospects, marcar reuniões, apresentar seus produtos e fechar negócios.

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Como usar a plataforma de eventos na sua estratégia

Uma plataforma de eventos conta com funcionalidades estratégicas que podem ser úteis tanto individualmente quanto dentro de uma experiência híbrida e complementar, associando os recursos digitais e a presença física da sua marca na feira de negócios. Em plataformas especializadas, como a Swapcard – ferramenta utilizada em todos os eventos da Informa Markets -, é possível incluir seu catálogo de produtos na vitrine virtual, além de vídeos, materiais extras sobre a sua empresa e até a localização do seu stand físico da feira.

Além disso, a plataforma também possibilita que os membros da sua equipe tenham perfis pessoais, com as informações de contato e uma apresentação personalizada. Com isso, é possível buscar por pessoas específicas na plataforma e acionar diretamente os participantes do evento no sistema. Nessa abordagem, os times podem aproveitar essa interação para dar mais informações sobre os produtos e serviços, trocar mensagens com outros perfis e agendar reuniões de negócio. É possível filtrar as buscas por nome, empresa ou cargo, e acionar de forma direta contatos importantes para a sua empresa.

Funcionalidades da plataforma

As plataformas ajudam a sua marca a aproveitar melhor as oportunidades de negócio que os eventos e feiras geram. Agregando novos formatos de apresentação das suas soluções e novas possibilidades de interação entre sua empresa e seu público, sistemas como esses aumentam as suas chances de atingir as pessoas certas e fechar novos negócios. Conheça algumas das principais funções dessa ferramenta:

  • Vitrine virtual: dentro da Swapcard, sua empresa tem acesso ao sistema de Vitrine Virtual e pode cadastrar todos os produtos e soluções de seu interesse, facilitando no entendimento do público sobre o que você vende e quais são as especificidades do seu catálogo.
  • Página da empresa: sua empresa pode criar uma página dentro do sistema, reunindo informações como o seu site, seu nicho de atuação e até mesmo um pequeno resumo da sua história e valores.
  • Perfil pessoal: na plataforma, os membros da sua equipe criam perfis pessoais, com foto, informações de cargo e empresa, e-mail e telefones de contato. Através desse perfil, seu time consegue encontrar outros perfis e interagir diretamente com outras pessoas na plataforma.
  • Conteúdo estratégico: é possível promover conteúdos personalizados na plataforma, seja conduzindo apresentações, promovendo webinars ou disponibilizando vídeos demonstrativos dos seus produtos.
  • Agendamento de reuniões: com as conexões ativas, é possível interagir diretamente com os perfis dos visitantes e agendar reuniões de negócio que acontecem dentro da própria plataforma.

Quer saber mais sobre como podemos tornar sua experiência em eventos ainda mais completa e eficiente? Entre em contato com nosso time de Soluções Digitais e tire suas dúvidas.