Indispensável para empresas de todos os nichos, o marketing digital é um conjunto de estratégias e ferramentas que pode fazer toda a diferença nos resultados do seu negócio. Seja para atrair novos potenciais clientes, para se posicionar como autoridade no seu nicho ou mesmo para vender uma nova solução para um cliente atual, as ações de marketing digital desempenham um papel indiscutível nas estratégias da empresa. Mas como essas estratégias podem ser utilizadas para atrair visitantes para o seu estande em um feria de negócios?

A participação como expositor em eventos B2B exige um planejamento completo, que comporte todas as fases do processo. O marketing digital deve fazer parte desse plano. Desde a definição dos objetivos da empresa no evento até o último dia da feira, ações de marketing em diferentes formatos podem ser implementadas para maximizar os resultados. É essencial compreender que cada tipo de material de marketing digital tem um objetivo específico e, por isso, gera resultados distintos. A seguir, conheça alguns dos formatos mais eficientes para engajar o público-alvo e atrair visitantes para o seu estande.

Glossário de marketing digital

Principalmente para profissionais de áreas não especializadas, o marketing digital pode parecer complexo. Termos como e-books, whitepapers, banners, social ads, e-mail marketing, leads, conversão e CTR são comuns, mas nem sempre claros. Conhecer esses conceitos é essencial para tomar decisões bem informadas sobre onde e como investir. Confira um glossário com os principais termos de materiais de mídia e relatórios de marketing digital:

Confira esse glossário dos principais termos em materiais de mídia e relatórios de marketing digital:

  • Lead: Refere-se a um contato ou empresa com potencial para se tornar um cliente futuro.
  • CAC (Custo de Aquisição de Cliente): O valor gasto para adquirir um novo cliente.
  • CPC (Custo por Clique): O valor pago por cada clique em uma ação digital.
  • CPA (Custo por Ação): O custo associado a uma ação específica, como uma venda, um download ou inscrição.
  • CTA (Call-to-Action): “Chamada para ação” presente em conteúdos, incentivando os leitores a realizar ações como clicar em botões, mandar e-mails, preencher formulários, etc.
  • Funil de vendas: Representa as etapas pelas quais um cliente passa, desde o primeiro contato até a conversão. Os conteúdos de topo de funil são os mais básicos e gerais, enquanto os de fundo de funil são mais específicos e técnicos.
  • Inbound Marketing: Estratégia que atrai clientes por meio de conteúdo relevante e personalizado, em vez de abordagens tradicionais de publicidade e propaganda.
  • Conversão: Significa a ação desejada que um visitante do site ou cliente realiza, como preencher um formulário, fazer uma compra ou assinar uma newsletter. Varia de acordo com o objetivo.

Entender os termos vai te ajudar a escolher as estratégias que melhor se alinham com o seu objetivo. E não se esqueça: quando falamos dos materiais de marketing digital relacionados a um evento, o time comercial da feira é seu aliado. Converse com seu ponto de contato para entender quais são as soluções digitais disponíveis, quais os resultados gerados por cada uma delas e, sempre que necessário, peça explicações adicionais sobre os termos.

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Para que serve cada material de marketing digital

Saber o que significam os termos principais é o primeiro passo para construir uma estratégia de marketing digital para participar do evento. Agora, é hora de entender um pouco mais sobre os formatos e tipos de materiais disponíveis. Confira alguns deles a seguir, separados por objetivo:

Aumentar as vendas: Para vender mais, você precisa de materiais focados em gerar e engajar os leads. Por isso, campanhas de banners e newsletters são estratégias para atrair novos visitantes para o seu site e o seu conteúdo, onde eles podem fazer downloads ou submeter formulários de contato.

Atrair novos públicos: Se a sua empresa está buscando ampliar mercados, é importante criar conteúdo útil e interessante para os contatos que você quer atrair. Ou seja, e-books, whitepapers, artigos e entrevistas são materiais de marketing capazes de gerar relevância para sua marca e, com isso, iniciar ou fortalecer seus diferenciais entre o novo público. Banners e ADS podem impulsionar a visibilidade desses materiais. Webinars também são uma opção valiosa para posicionar sua empresa e gerar um ponto de conexão para novas audiências.

Fortalecer sua marca: Ebooks, artigos e entrevistas são novamente aliados aqui, já que ajudam a posicionar sua marca como uma fonte de conteúdo técnico, valioso e útil. Campanhas completas, com formatos e ações diversas, também reforçam esse posicionamento.

Lançar produtos: Para promover o lançamento de novos produtos, sua empresa pode apostar em um pacote de conteúdo rico (ebooks, infográficos, etc) para informar seu público sobre novas tecnologias e tendências de mercado, além de educar sobre como o seu produto pode ajudar. Artigos e entrevistas com seus executivos também são estratégicos nesse sentido. Além disso, com a campanha de banners e anúncios bastante ampla, é possível garantir ainda mais visibilidade para os seus lançamentos.

Atrair visitantes para o seu estande: Se a sua intenção é atrair visitantes para os dias de encontro presencial do evento, uma campanha personalizada nos meses pré-feira é o ideal, com um mix de formatos que compreenda banners nos canais oficiais, campanhas de newsletters, materiais de conteúdo rico e, finalmente, a cobertura e realização de entrevistas ao vivo com seus especialistas, direto no estande.

Como criar materiais que atraem clientes

Alguns materiais serão úteis para gerar novos leads, enquanto outros funcionarão melhor para atrair visitantes ao estande. O ideal é planejar uma campanha de médio prazo, incluindo estratégias pré, durante e pós-evento.

A qualidade do conteúdo produzido é indispensável para atrair novos clientes e, mais do que isso, ganhar a confiança deles. No caso de materiais relacionados ao evento, é possível desenvolver esses conteúdos de forma conjunta com a organização – assim, você une a expertise técnica do seu time sobre o produto ou solução com a expertise de performance e produção de conteúdo digital dos times especializados no setor do evento.

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