A transformação digital já é uma realidade que permeia o ambiente dos eventos e negócios. Como a Informa Markets Latam se adaptou a isso e garantiu que a acessibilidade fosse uma prioridade? De que forma essa adaptação aprimora a experiência do visitante?
Rodrigo Moreira: Tudo começa com a criação de uma visão de futuro e como devemos nos preparar e investir para atender nossos clientes de hoje e de amanhã. Entendemos que a tecnologia está incorporada na vida das pessoas e que precisávamos encontrar caminhos de tornar a vida dos profissionais que visitam nossos eventos mais produtiva, mas conectada com seus reais interesses, às vezes com questões que nem ele mesmo reconhece à primeira vista, mas através dos dados nós somos capazes de lhe atender. A acessibilidade é um elemento crítico da estratégia global da Informa e não é diferente no Brasil e Latam. Com relação à acessibilidade, estamos investindo e criando condições para que os diversos públicos tenham condições de extrair o melhor dos nossos eventos, para que possam participar ativamente das atividades que promovemos junto às comunidades empresariais em que estamos inseridos. Incluímos capacidades em tecnologia, por exemplo, que permitem pessoas com deficiência visual visitar nossas feitas com ajuda de rotas guiadas por áudio, através do nosso mapa interativo que faz parte da plataforma de todos nossos eventos, sendo acessível de modo web ou mobile.
Do ponto de vista do expositor, quais as principais melhorias que a transformação no mundo digital trouxe?
Rodrigo Moreira: Seguramente nossos expositores, através dos investimentos e tecnologias que disponibilizamos, têm a capacidade de melhorar seus resultados, gerar mais e melhores oportunidades, sobretudo usar dados de forma inteligente para compreender o seu comportamento enquanto expositor, mas também dos profissionais que de alguma forma tiveram interesse em sua empresa, seus produtos e serviços. Portanto, a transformação, que na nossa visão está vinculada de maneira simbiótica às experiencias face to face que nossos eventos proporcionam, traz um enorme potencial para empresas que estão buscando posicionar suas marcas, encontrar clientes, vender mais e tantos outros casos de uso que visualizamos ao redor dos interesses de nossos expositores. Importante frisar que nós também acreditamos ser de muita importância a atuação da Informa Markets Latam para trazer aos nossos clientes e mercados mais informações, facilitando o entendimento e assim elevando o uso das ferramentas e produtos que introduzimos de forma constante.

Como a Inteligência Artificial tem sido utilizada em nossos eventos e quais resultados temos observado em termos de satisfação e engajamento do público?
Rodrigo Moreira: Temos alguns casos de uso em andamento, que realmente trazem resultados excelentes a todos os envolvidos.
Como exemplo, temos um assistente virtual em cada um de nossos eventos que ajuda os visitantes a localizarem empresas, produtos e a se deslocarem dentro de nossos eventos.
Estamos lançando também um novo produto no mercado chamado LEADSTER+, que ainda está em “soft opening”, mas que já está causando muito barulho pela sua capacidade revolucionária e já temos centenas de empresas que adquiriram o produto ou em negociação. Nós desenvolvemos uma solução de dados baseado em AI que identifica comportamentos e interesse dos expositores e visitantes, de modo a gerar mais oportunidades para eles, especialmente porque em um ambiente com centenas de empresa e profissionais, é muito difícil capturar todas as oportunidades contando apenas com as visitas feitas aos estandes de forma deliberada e intencional. Existem um mar de outros possíveis contatos e oportunidades de negócio que podem ser concretizadas, mas o princípio fundamental é que elas precisam ser identificadas. E nossa solução de AI tem esta capacidade.
Considerando os avanços da Inteligência artificial, quais estratégias estão planejadas para incorporar recursos de legendas e traduções em tempo real e como isso poderá transformar a experiência dos participantes dos eventos?
Rodrigo Moreira: Estamos atuando para alavancar ainda mais a qualidade do conteúdo que nós e nossos parceiros geram no contexto dos nossos eventos. A ideia é disponibilizá-la em diferentes formatos e momentos, aproveitando também as capacidades construídas com ajuda de AI para ampliar ainda mais o acesso a este conteúdo de altíssimo nível, mas de uma forma muita mais contextualizada e no formato como nossa audiência preferir ou puder.
Tags