A interatividade é uma ótima maneira de se conectar com o público em eventos, atraindo visitantes para conhecer sua marca e produtos de forma natural. Ao incentivar a participação ativa, é possível criar uma experiência mais envolvente e memorável. Vivemos hoje na era das experiências e, por isso, ações interativas agregam muito valor ao relacionamento entre a sua empresa e público durante o evento.
No entanto, é importante escolher a atividade certa. Isso porque a interação, por si só, não é capaz de gerar resultados tangíveis. Cabines de fotos e espaços instagramáveis são populares, mas podem não levar a novos negócios, principalmente quando falamos do mercado B2B e do perfil dos compradores. Além disso, atividades que exigem muita estrutura podem encarecer muito o orçamento disponível ou gerar necessidades paralelas de treinamento e preparo do time.
Por isso, a escolha da ação interativa deve considerar a expectativa da empresa, o público-alvo e o orçamento disponível. Com tudo alinhado, é possível cativar os participantes sem perder de vista os seus objetivos.
Neste artigo, confira dicas sobre como usar a interatividade para criar uma conexão significativa e eficaz com o público, alcançando resultados ainda melhores.
Por que atividades interativas são importantes em eventos?
Com as tendências de eventos evoluindo, os participantes buscam cada vez mais experiências imersivas, e apenas coquetéis e apresentações não são mais suficientes para se destacar na multidão.
Ao tornar a presença da sua empresa mais interativa, você aumenta o engajamento dos participantes, o que leva a uma maior retenção de informações sobre a marca e o produto.
Além disso, a interatividade permite a coleta de dados valiosos sobre os interesses e preferências dos participantes, facilitando a segmentação do público e a personalização das comunicações pós-evento. Isso resulta em uma maior conversão de leads qualificados e uma geração de demanda mais eficaz.
Como usar a interatividade para se relacionar com o público em feiras de negócio?
A interatividade nos eventos cria uma experiência envolvente para os participantes. Em vez de apenas consumir conteúdo de forma passiva, eles são convidados a participar ativamente. Isso pode aumentar o engajamento, melhorar o entendimento das informações e proporcionar uma experiência mais personalizada.
Veja algumas possibilidades de usar a interatividade como ferramenta para se relacionar com o público de eventos:
1. Entenda o seu objetivo no evento
Os resultados da participação em qualquer evento dependem, antes de tudo, do objetivo que você espera alcançar. Essa definição precisa ser clara desde o início, e deve guiar a apresentação da identidade visual, o treinamento da equipe, a definição de brindes e, também, a escolha das atividades interativas.
Durante uma palestra, enquetes ao vivo podem criar um senso de comunidade e pertencimento, tornando os participantes mais engajados. Caso o objetivo seja gerar mais leads qualificados, existem aplicativos que permitem a coleta de dados em tempo real. Eles podem ser usados na solicitação de informações detalhadas sobre os interesses dos visitantes em troca de prêmios ou como parte de uma atividade de gamificação.
A interatividade também pode ser uma forma de fortalecer a marca, demonstrando inovação e compromisso com o público. Competições interativas, por exemplo, divertem os participantes e reforçam seus valores e informações de maneira envolvente.
2. Saiba com quem você está falando
Antes de planejar as atividades interativas, é importante entender quem são os participantes do evento, suas expectativas e necessidades. Converse com os organizadores, confira opiniões e conteúdos sobre edições anteriores e, se possível, busque a percepção de quem já esteve no evento antes.
Utilize esses dados para entender a dinâmica e o fluxo das pessoas. Qual o horário mais movimentado? Quando elas estão mais dispostas a participar de ações interativas? Qual o perfil de atividades que elas mais gostam? Elas estão dispostas a esperar em uma fila para uma ação mais completa ou é preciso simplificar e pensar em ações mais rápidas?
Por exemplo, se é um público jovem e tecnológico, é possível utilizar gamificação, mídias sociais e ferramentas para melhorar a experiência no evento. Agora, se o perfil é mais sério e analógico, talvez uma interatividade com algum material físico e conteúdo informativo possa ser melhor recebida. O importante é ter em mente que a mensagem precisa ser adaptada para cada público.
3. Planeje conteúdo com valor
Instalações interativas são diferentes das configurações tradicionais de eventos, pois permitem que os participantes se envolvam ativamente com o ambiente. Para garantir que as ações entreguem o resultado esperado, é preciso considerar o valor que elas levam para o público e o resultado potencial dessa ação para a sua marca. Nem sempre o que é popular e faz sucesso é realmente o que a sua estratégia precisa.
É importante considerar o objetivo da participação no evento e o perfil dos visitantes. Ao saber o que deseja alcançar e as preferências do público-alvo, fica mais fácil criar uma atividade que realmente gere engajamento.
Caso o objetivo seja atrair mais leads qualificados e o público do evento tenha o interesse voltado para conhecer melhor os produtos apresentados, uma sugestão seria oferecer uma experiência interativa com o produto ou serviço da empresa.
Em vez de apenas exibir o produto em um estande, a empresa poderia realizar uma demonstração ao vivo, permitindo que os participantes testem suas funcionalidades. Para tornar a experiência mais atrativa, também poderia ser incluída a oportunidade de ganhar prêmios ou brindes ao participar da atividade.
4. Aposte em soluções digitais
Muitas empresas acabam evitando investir em atividades interativas por acreditarem que isso aumenta muito os custos do evento. Porém, existem outras possibilidades de materiais e abordagens que não necessitam de altos gastos com estrutura ou contratação de ferramentas.
As soluções digitais, como as oferecidas pela Informa Markets, permitem que as marcas interajam de forma eficaz com o público de eventos. Ao criar produtos digitais personalizados para audiências qualificadas, as marcas podem se comunicar com os visitantes tanto no ambiente físico quanto no digital, tornando a experiência mais interativa e completa.
Essas soluções incluem diversos produtos de conteúdo e visibilidade, como ebooks, artigos, entrevistas, banners ou anúncios. Esses recursos ajudam a fortalecer a marca, destacar seus diferenciais nos mercados-alvo e melhorar a comunicação e visibilidade.
Com mais de 6 anos de experiência na promoção de conhecimento e conteúdo digital em diversos setores, as soluções digitais da Informa Markets podem gerar oportunidades de negócios significativas para as marcas que desejam expandir seus mercados e se conectar com novos clientes.