Nos últimos anos, o mercado de eventos e feiras de negócios no Brasil tem mostrado uma crescente importância no ambiente corporativo. Segundo dados da Associação Brasileira dos Promotores de Evento (ABRAPE), o setor fatura R$290 bilhões de reais anualmente, impactando diretamente diversas indústrias e segmentos. Com isso, eventos e feiras de negócios proporcionam oportunidades valiosas para empresas que buscam expandir sua presença de marca e, sobretudo, fortalecer seu relacionamento com o público-alvo, aumentando suas possibilidades de negócio e estreitando sua relação com novos e antigos clientes.
Mas, afinal, por que investir em eventos e feiras de negócios é uma estratégia tão eficaz? Reunimos algumas das respostas a seguir.
Fortalecimento da marca
Um dos principais benefícios ao investir em eventos é o branding – ou seja, a gestão da sua imagem e o fortalecimento da sua marca. Participar como patrocinador ou expositor em feiras de negócios oferece uma plataforma útil e ampla para que sua empresa seja vista por um público altamente qualificado e interaja diretamente com ele, apresentando soluções, se posicionando como especialista ou lançando novos produtos.
Além disso, essa é uma oportunidade de associar sua marca a um evento de prestígio, reforçando sua reputação no mercado e sua relevância no setor. Quando os consumidores veem sua marca em eventos importantes, a percepção de valor e confiança aumenta, afinal, eventos e feiras são ambientes que geram credibilidade. Assim, sua marca ganha visibilidade e reconhecimento, impactando diretamente a percepção do consumidor e reforçando sua marca como ativa e engajada no mercado.
Ainda nesse sentido, apostar em soluções digitais e projetos conjuntos com a organização do evento, seja antes, durante ou depois do encontro presencial, também pode ser uma oportunidade indispensável para conseguir resultados ainda mais interessantes para as suas ações, independente do objetivo.
Público-alvo: conexões diretas e relacionamento próximo
Além de fortalecer a marca, investir em eventos permite que sua empresa crie conexões valiosas com o seu público-alvo. Os eventos e feiras de negócios oferecem a chance de um contato próximo, permitindo uma interação pessoal e engajadora. Em um ambiente onde todos estão focados em networking, as oportunidades de estabelecer relacionamentos são múltiplas e podem abrir novas portas e possibilidades de vendas e parcerias.
Isso porque as feiras de negócios são locais propícios para conversas em tempo real, para esclarecer dúvidas de maneira imediata e ouvir feedbacks coletados na hora. Interações desse tipo tendem a gerar um impacto emocional mais forte, que pode converter potenciais clientes em consumidores reais com muito mais eficiência.
Além disso, é possível continuar a conversa e seguir estreitando os relacionamentos através de ações digitais depois do evento, interagindo com a audiência que visitou seu stand, participou de ações presenciais ou compareceu a uma palestra, por exemplo. Conheça o portfólio de soluções digitais do seu evento para entender as possibilidades.
Novos negócios, vendas e parcerias
Outra vantagem em investir em eventos é o potencial de gerar novas oportunidades de negócio. Ao participar de feiras e exposições, sua empresa se coloca no radar de outros players do setor, criando possibilidades de parcerias estratégicas e colaborações. À medida que o mercado se torna mais competitivo, estar presente nos principais eventos do seu segmento de clientes se torna uma opção para se destacar e se manter relevante e fazendo parte das conversas. Muitas vezes, as oportunidades surgem de maneira inesperada, uma vez que sua empresa está em um ambiente repleto de líderes do setor, influenciadores e decisores. Dessa forma, eventos e feiras não apenas aumentam as vendas diretas, mas também abrem portas para colaborações que podem expandir seus horizontes de mercado através de parcerias.
Além disso, eventos são uma excelente plataforma para lançar novos produtos e serviços, recebendo feedback imediato do mercado. Dessa forma, sua empresa pode ajustar suas estratégias com base nas reações e necessidades do público, o que pode impactar os resultados do lançamento e mesmo identificar correções de rota necessárias.
Retorno sobre o investimento (ROI)
O retorno sobre o investimento (ROI) pode ser surpreendentemente positivo. O custo-benefício da participação em um evento fica claro quando observamos o impacto nas vendas, a geração de leads qualificados e o fortalecimento da marca. Além disso, eventos oferecem a oportunidade de medir o sucesso diretamente, por meio de contatos feitos, negócios fechados ou até mesmo pela visibilidade gerada em mídias sociais e imprensa. Assim, eventos são um investimento que, quando bem executado, pode trazer resultados mensuráveis e de longo prazo para sua empresa.
Eventos e feiras de negócio: investimento estratégico
Investir em eventos e feiras de negócios é uma estratégia valiosa para empresas de todos os setores. Além de fortalecer a marca, criar conexões diretas com o público-alvo e gerar novas oportunidades de negócio, essa estratégia pode posicionar sua empresa como uma referência no mercado. Portanto, se sua empresa ainda não explora o potencial dos eventos, é hora de reconsiderar essa poderosa ferramenta de exposição de marca, geração de novos negócios e networking.
Esse investimento pode oferecer à sua empresa um diferencial competitivo importante. Participar de eventos e feiras de negócios proporciona uma imersão capaz de fortalecer a relação com os clientes e criar uma experiência memorável. Estar presente em eventos do setor pode posicionar sua empresa como uma referência no seu nicho de atuação, o que agrega ainda mais valor à sua organização.
Entre em contato com o time da Informa para conhecer as soluções digitais que podem potencializar sua participação em eventos.