O patrocínio de eventos e feiras já é uma estratégia bem consolidada no mercado, principalmente em negócios nichados e com abordagens B2B. Porém, com a transformação digital da sociedade, novas oportunidades surgiram. Com a ascensão de plataformas online, redes sociais e campanhas de e-mail, a publicidade ganhou novos contornos e passou a atingir públicos cada vez mais precisos e direcionados, otimizando os custos e tornando os resultados mais claros e metrificados. Nesse cenário, surge uma ferramenta que une a performance da publicidade online com a qualidade de público dos eventos: o patrocínio digital de eventos, um recurso cada vez mais útil para empresas de todos os setores.
Desde anúncios direcionados até conteúdos personalizados produzidos em conjunto com a organização, o patrocínio digital permite uma conexão mais direta e personalizada com os participantes do evento. Além disso, a medição de resultados através de métricas digitais, como engajamento e alcance, oferece insights valiosos para otimizar futuras campanhas.
Entenda a seguir como funciona o patrocínio digital de eventos e aprenda a aproveitar todo o potencial dele na sua estratégia de marketing e divulgação.
Vantagens do patrocínio digital em eventos
Eventos de negócio são oportunidades únicas de networking, aquisição de leads , novas parcerias e vendas. Ao patrocinar digitalmente um evento, essas mesmas vantagens se apresentam, mas possibilitando um novo nível de precisão e personalização. Por exemplo: entre os visitantes de um evento voltado para profissionais de impressão, como a Futureprint, você encontra tanto profissionais de serigrafia quanto especialistas em comunicação visual, entre outros públicos. Porém, se a sua solução se aplica apenas à serigrafia, um patrocínio digital pode ser uma forma inteligente de filtrar o público e encontrar mais rapidamente os seus alvos de interesse, mesmo entre visitantes já qualificados da feira.
Adicionalmente, o patrocínio digital de eventos permite expandir a presença da sua marca e aumentar a linha do tempo e os pontos de contato com o seu público, sem precisar se limitar aos dias de encontro presencial. É possível trabalhar com uma abordagem híbrida da participação no evento, fortalecendo a interação digital do visitante com a marca antes e após a realização física do evento. Isso abre novas possibilidades, como projetos personalizados de branded content e campanhas de e-mail com fases distintas, que ajudem o seu lead ao longo da jornada de convencimento até a compra.
Além disso, as métricas de análise de ROI e de desempenho das campanhas digitais permitem uma avaliação mais precisa da performance de cada ação individual. No patrocínio digital de eventos, sua empresa é capaz de receber os dados da campanha, analisando dados como o número de cliques no banner, a taxa de abertura dos e-mails e a quantidade de visitas no site vs. a quantidade de vendas fechadas. Entender (e analisar) essas informações permite que sua empresa ajuste a rota ao longo das ações e consiga os melhores resultados com os recursos disponíveis.

Como funciona o patrocínio digital
Existem diversas possibilidades e formatos para que a sua marca realize o patrocínio digital em eventos. Definir qual a melhor opção depende dos seus objetivos com essa ação e também do perfil do seu público-alvo. É preciso entender que cada formato oferece vantagens e desvantagens – por isso, é indispensável ter clareza nos objetivos esperados, alinhando expectativas e direcionando melhor os recursos disponíveis.
Objetivos comuns para ações de patrocínio digital podem envolver melhorar a presença da sua marca, posicionar sua empresa como especialista em um tópico, fazer novas vendas ou lançar um produto, por exemplo. Com isso em mente, é hora de definir o formato do patrocínio digital. Confira algumas dicas para cada objetivo:
Aumentar as vendas: Campanhas de banners no site do evento, links nas newsletters e mídia programática são estratégias para atrair novos visitantes para o seu site, onde eles podem conhecer melhor suas soluções, fazer downloads ou submeter formulários de contato.
Atrair novos públicos: E-books, whitepapers, artigos e entrevistas são materiais de marketing capazes de gerar relevância para sua marca para iniciar ou fortalecer seus diferenciais entre o novo público. Webinars também são uma opção valiosa para posicionar sua empresa como uma especialista na área.
Fortalecer sua marca: Ebooks, artigos e entrevistas são seus aliados, ajudando a posicionar sua marca como uma fonte de conteúdo valioso e útil.
Lançar produtos: Para promover o lançamento de novos produtos, sua empresa pode apostar em um pacote de conteúdo personalizado (ebooks, infográficos, etc) para informar sobre o seu produto e os problemas que ele soluciona. Artigos e entrevistas com seus executivos também são estratégicos nesse sentido.
Atrair visitantes para o seu estande: Se a sua intenção é atrair visitantes para os dias presenciais do evento, uma campanha personalizada nos meses pré-feira é o ideal, com um mix de formatos unindo banners nos canais oficiais, campanhas de newsletters, materiais de conteúdo rico e, finalmente, a cobertura e realização de entrevistas com seus especialistas, direto no estande.
Além de relacionar o formato com os objetivos, é importante também considerar o perfil do seu público-alvo. Talvez seu público responda melhor a um conteúdo em vídeo do que a um conteúdo em texto, ou tenha mais familiaridade com um e-book do que com um webinar. Nessa etapa, contar com a consultoria da organização e com a criação conjunta de conteúdo com os times do evento pode ser muito útil, já que os times são especializados no setor e têm um histórico do que costuma funcionar melhor para cada ação. Entre em contato com o time de soluções digitais da Informa Markets para saber mais sobre como o patrocínio digital de eventos pode agregar à sua estratégia de vendas e marketing.