De acordo com uma pesquisa da Infosys, para cada aumento de 10% no investimento em ESG, as empresas tiveram um crescimento de aproximadamente 1% nos lucros. Isso mostra que investir nessa área traz bons resultados para as organizações, além do impacto para a sociedade e o ambiente.
No entanto, algumas empresas que adotam ações sustentáveis no cotidiano às vezes se esquecem de seguir essa mesma orientação ao participar de feiras de negócios. Investir em práticas sustentáveis em eventos não só é a atitude correta para preservar o planeta e os recursos, mas também pode trazer benefícios para a imagem e as finanças das empresas.
Descubra em nosso artigo por que você deve adotar essa prática e entenda como começar.
Por que adotar práticas sustentáveis em eventos?
Cada vez mais as empresas e a sociedade estão percebendo a importância do ESG. É essencial que as empresas levem em conta esses aspectos em todas as áreas de suas operações, inclusive em eventos.
No Brasil, houve avanços significativos no cenário do ESG. Segundo a pesquisa da Amcham Brasil, 71% das empresas já adotaram ou estão em processo de adotar práticas de sustentabilidade ambiental, social e de governança até 2023.
Ainda, segundo o Índice do Setor de Sustentabilidade 2023, da Kantar, mais da metade da população deixou de comprar produtos de marcas que prejudicam o meio ambiente ou a sociedade, ou que não adotam práticas sustentáveis.
Além disso, uma nova lei em São Paulo foi aprovada para orientar a forma como os resíduos recicláveis são tratados em eventos, com o objetivo de trazer benefícios para o meio ambiente, a sociedade e a economia.
A lei, que entrou em vigor em outubro de 2023, determina que os organizadores, fornecedores e estabelecimentos dos eventos devem se responsabilizar por todo o processo de gestão dos resíduos recicláveis, desde a coleta até a destinação final.
Isso mostra que as empresas estão mudando sua forma de pensar, valorizando escolhas mais responsáveis em relação ao planeta e a sociedade, e que o poder público também está atuando nessa frente. E, também, evidencia que tanto as organizações quanto os consumidores estão se conscientizando e se comprometendo com questões ambientais, sociais e de governança.
Como as empresas podem implementar práticas sustentáveis em eventos?
Uma das principais ameaças à sustentabilidade é o desperdício. Portanto, ao se preparar para um evento, as empresas podem começar a contribuir questionando o que está sendo produzido.
Seja na fabricação de brindes, materiais de divulgação ou itens para recepcionar os visitantes, é sempre possível considerar se há uma alternativa mais sustentável ou que gere menos resíduos.
Aqui estão algumas soluções específicas para eventos:
Seja mais consciente com os brindes
Para reduzir o impacto ambiental dos brindes, é importante escolher opções duráveis e úteis, que os participantes possam usar por mais tempo. Além disso, é possível optar por materiais sustentáveis, como papel reciclado, bambu, cortiça ou biodegradáveis. Itens reutilizáveis, como garrafas de água e ecobags, são boas escolhas.
Se precisar de embalagem, escolha opções sustentáveis, como itens reutilizados ou reciclados ou materiais biodegradáveis. Ao personalizar os materiais, prefira métodos de impressão menos prejudiciais ao meio ambiente, como serigrafia e gravação a laser. Incentive os participantes a reciclarem ou descartarem corretamente os brindes após o evento, fornecendo informações sobre como fazer isso.
Faça escolhas sustentáveis para o seu estande
Você pode tornar o estande mais sustentável optando por copos reutilizáveis em vez de descartáveis e materiais de papelaria que evitem o desperdício, além de incentivar a coleta seletiva durante o evento.
Além disso, na montagem do estande, opte por estruturas cenográficas sustentáveis, como madeira certificada e tecidos reciclados. Estruturas modulares de alumínio, bem como materiais sustentáveis que possam ser reutilizados em eventos futuros são uma ótima pedida.
Na iluminação, prefira LED, uma alternativa eficiente em termos energéticos e que pode ser utilizada para criar diferentes efeitos de iluminação no seu estande.
A decisão de seguir com opções sustentáveis para o estande também abre a possibilidade de participação no Programa Better Stands, da Informa Markets, que incentiva o uso de estruturas reutilizáveis em eventos, em vez de estandes de uso único. O objetivo é que as empresas abandonem os estandes descartados e optem por estruturas reutilizadas, entre outros pontos.
Converse com o setor de sustentabilidade da empresa
Uma forma de entender como adotar práticas sustentáveis em eventos corporativos é estabelecer um trabalho em conjunto entre a equipe de Marketing e Eventos e o setor responsável por ações de ESG. A partir dessa colaboração, podem ser identificadas atitudes mais sustentáveis que agregam valor ao evento e à marca, ao mesmo tempo em que reduzem o impacto ambiental.
A equipe de ESG pode ajudar a criar um planejamento para lidar com os resíduos gerados durante o evento. Assim, desde o começo a equipe já sabe como identificar, separar e direcionar a destinação correta dos materiais recicláveis e orgânicos.
Além disso, eles também podem auxiliar na avaliação do impacto ambiental do planejamento de participação do evento, identificando maneiras de tornar o processo mais sustentável.
Encontre oportunidades para ser sustentável nos eventos
As empresas podem usar eventos como estratégia de promoção de suas ações sustentáveis, conscientizando os participantes e melhorando sua imagem. Com a demanda crescente por opções sustentáveis, investir nesse setor não é apenas ético, mas também estratégico para o sucesso a longo prazo.
“Como ser sustentável?” não é uma questão com respostas fáceis. É necessário o esforço coletivo para transformar o setor e a sociedade. Integrar a equipe de ESG em feiras de negócio e adotar práticas sustentáveis não só fortalece a imagem das empresas, mas também contribui para um futuro mais responsável para todos.
Saiba mais sobre o Better Stands: