Eventos corporativos e feiras de negócios movimentam pessoas e empresas de todos os setores diariamente.  Além de gerar 6,6 milhões de empregos, o setor registra um faturamento anual que passa de R$290 bilhões, o que representa 3,8% do PIB nacional (Dados da Associação Brasileira dos Promotores de Evento ABRAPE). Isso porque o setor movimenta não apenas os segmentos de cada evento, mas também toda a cadeia logística e operacional necessária para tirar os eventos do papel. Porém, o impacto dos eventos não fica apenas nos negócios – ele também tem o poder de impactar diretamente o meio ambiente.

Toda a cadeia de ações e pessoas envolvidas na realização do evento gera uma pegada de carbono e uma quantidade significativa de resíduos. Mas o que isso significa, na prática? Para entender um pouco mais sobre esse impacto e sobre as estratégias que organizadores e expositores podem aplicar para reduzi-lo, reunimos algumas informações importantes a seguir.

O que é pegada de carbono?

É importante dizer que praticamente toda a atividade humana gera uma pegada de carbono. Esse termo, que deriva de “carbon footprint” e surgiu na década de 90, se refere ao cálculo da emissão de gases do efeito estufa (GEE) gerada por uma determinada atividade – ou seja, essa métrica calcula qual pegada essa atividade deixou no meio ambiente.

Esse cálculo não é tão simples quanto parece: no caso de produtos, é preciso considerar, por exemplo, todo o seu ciclo de vida – da fabricação e embalagem até o transporte do produto para as lojas, além do seu descarte. Já quando falamos de eventos, não basta calcular os gases emitidos pela organização, mas também o consumo de energia elétrica, o deslocamento de visitantes, expositores, montagem e desmontagem dos estandes, resíduos gerados e até mesmo a produção de brindes.

Como funciona a neutralização de carbono em eventos

Levando em conta o cálculo da pegada de carbono, é possível entender o tamanho do impacto ambiental de cada ação. Com esses dados em mente, é hora de agir. Além de atuar para reduzir os resíduos e os impactos previstos, ganham cada vez mais espaço as estratégias de neutralização de carbono nos eventos.

O processo de neutralização de carbono consiste em compensar a quantidade de dióxido de carbono (CO2) emitida por aquela atividade. Ou seja: medindo a quantidade de carbono emitido, é possível agir para neutralizar esse impacto. A neutralização de carbono pode ser feita através de várias iniciativas, como o plantio de árvores nativas (capazes de absorver CO2), investimentos em energia renovável ou em projetos de eficiência energética.

Neutralizar o carbono nos eventos é apenas parte de um movimento cada vez mais amplo de aumentar a sustentabilidade do setor de feiras e encontros de negócios. Esse movimento passa por diversas ações e depende de múltiplos agentes, inclusive os expositores e visitantes. Em um setor tão complexo quanto o de eventos de negócios, as soluções que realmente transformarão o segmento precisarão do engajamento e do comprometimento de todos os envolvidos.

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Faster to Zero e Better Stands: a jornada da Informa Markets em direção ao carbono zero

Maior organizadora de eventos de negócios do mundo, a Informa Markets firmou um compromisso ambicioso: neutralizar completamente a emissão de carbono nos seus eventos até 2025. O movimento, batizado de Faster to Zero, atinge toda a operação da Informa no mundo, tanto em seus escritórios quanto nos eventos, congressos e feiras. As metas são gradativas e, já em 2025, além do compromisso de neutralizar o carbono emitido, a empresa irá reduzir pela metade sua geração de resíduos. Até 2030, a meta é zerar completamente a geração de resíduos pelos eventos ao redor do mundo e atingir o status de Net Zero Carbon – ou seja, neutralizar completamente a emissão de carbono líquido, inclusive na cadeia produtiva, logística e operacional dos eventos.

O compromisso com a sustentabilidade e a redução de resíduos não é possível sem o engajamento dos expositores da feira. Por isso, a empresa também está trabalhando com o programa Better Stands, que incentiva o uso de estruturas reutilizáveis e outras práticas sustentáveis na montagem dos estandes nos eventos. Este programa é fundamental para reduzir o desperdício nas atividades de negócios B2B da Informa. Ao cumprir os requisitos do programa, os expositores são premiados com selos Bronze, Prata ou Ouro – recentemente, estandes receberam premiações durante eventos como a Fispal Tecnologia, a Tecnocarne e a Feira Hospitalar.

Mais do que um movimento em prol da sustentabilidade, a Informa Markets trabalha para incentivar um novo momento para o setor de eventos no mundo. Alinhando-se às demandas urgentes do planeta, que lida com desafios como mudanças climáticas e uma crescente cobrança da sociedade pela responsabilização das marcas, as ações do FasterForward e do Better Stands já começaram a transformar o segmento. Essas iniciativas não apenas reduzem o impacto ambiental dos eventos, mas também ajudam a incorporar a sustentabilidade em todas as marcas da Informa Markets, apoiando o desenvolvimento sustentável nos mercados especializados que atendemos.

Pronto para transformar seus eventos em experiências sustentáveis e memoráveis? Descubra como a Informa Markets pode ajudar sua empresa a reduzir sua pegada de carbono e criar impacto positivo!