Promover acessibilidade é assegurar que todas as pessoas, independentemente de suas características ou necessidades, possam participar ativamente da vida social, econômica e cultural. Para empresas que adotam os princípios de ESG, isso significa incorporar a acessibilidade em cada ponto de contato com o público — inclusive na participação em feiras e eventos.
Neste artigo, mostramos como oferecer acessibilidade no seu estande e como o planejamento é importante para garantir um espaço mais inclusivo.
Por que ter um estande acessível?
De acordo com a legislação brasileira, acessibilidade é a condição de uso, com segurança e autonomia, de espaços, edificações, serviços e informações por qualquer pessoa — incluindo aquelas com deficiência ou mobilidade reduzida. Isso vale tanto para ambientes públicos quanto privados.
Por isso, com a inclusão deve se estender também às feiras de negócios. Hoje, acessibilidade não é apenas uma boa prática, mas uma exigência essencial para empresas alinhadas às pautas ESG.
Além disso, o engajamento em ações dessa natureza gera um impacto positivo sobre a percepção da marca entre clientes e potenciais novos contatos, sendo uma tendência de mercado no mundo e no Brasil: segundo a pesquisa realizada pelo Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), mais de 78,4% das empresas no Brasil já adotaram a agenda ESG em seus pilares.
Dados do Censo 2022, mostram que quase 19 milhões de brasileiros com 2 anos ou mais têm algum tipo de deficiência — cerca de 10% da população nessa faixa etária. Tornar seu estande acessível é garantir que todas essas pessoas possam viver a experiência do evento com igualdade e autonomia. E mais: reforça o compromisso da sua marca com a diversidade e a inclusão.
O que fazer para tornar o estande mais acessível?
A acessibilidade em eventos reforça o compromisso com a diversidade e cria um ambiente mais acolhedor para todos. A seguir, confira medidas práticas para aplicar no seu estande:
Facilite o acesso
Instale rampas com inclinação adequada e corrimãos, garantindo o acesso de cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida. Elas devem ser bem posicionadas, seguras e de fácil utilização.
Garanta espaço para circulação
Corredores e espaços abertos são importantes para permitir que cadeirantes, idosos e pessoas com dificuldades de mobilidade possam circular com facilidade e segurança dentro do estande. Além disso, ajudam a evitar congestionamentos no estande.
Invista em um design inclusivo
Use fontes maiores e com contraste de cores para facilitar a leitura por pessoas com baixa visão. Prefira representações visuais simples e diretas, evitando gráficos complexos, que podem dificultar a compreensão — inclusive para quem tem deficiência cognitiva.
Se sua empresa quiser investir e se diferenciar com ações exclusivas, você ainda pode:

Oferecer conteúdo acessível
Disponibilize informações em braile nos folhetos, catálogos e sinalizações. A audiodescrição é uma alternativa acessível e eficaz para apresentações, vídeos e outros conteúdos visuais, garantindo o entendimento por pessoas com deficiência visual.
Incluir Libras na comunicação
Se houver apresentações ou conteúdos técnicos no estande, ofereça o apoio de um intérprete de Libras. Isso garante que pessoas surdas ou com deficiência auditiva possam participar plenamente da experiência.
Como planejar um estande acessível?
Planejar um estande acessível começa desde a concepção do espaço até o treinamento da equipe. Considere a inclusão em cada decisão — da escolha dos materiais à disposição dos elementos e à linguagem da comunicação visual.
Além disso, capacitar a equipe é fundamental. Um atendimento acolhedor passa por conhecimento técnico, empatia e sensibilidade. Investir em treinamentos sobre diversidade e inclusão faz toda a diferença.
E lembre-se: ouvir as pessoas com deficiência é um dos caminhos mais eficazes para promover melhorias reais. Valorize o feedback e esteja aberto a evoluir continuamente.
Conectando o desconectado
Ampliar o acesso é essencial para promover a verdadeira diversidade. A Informa, por meio da iniciativa Conectando o Desconectado, tem o compromisso de ampliar o acesso às suas marcas e eventos para todos.
A ação busca reduzir barreiras culturais, digitais, financeiras e físicas — levando conhecimento e oportunidades a quem muitas vezes fica à margem das conexões tradicionais. Afinal, um evento verdadeiramente diverso é aquele em que todos se sentem parte.
Com iniciativas práticas, sensibilidade e abertura para ouvir diferentes realidades, podemos construir experiências mais ricas, inclusivas e transformadoras para todos.
Que tal aplicar todas essas sugestões na sua próxima participação em feiras de negócio? Conheça os nossos eventos e conte com a expertise da Informa Markets Latam para alcançar o seu objetivo!
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