Participar de eventos e exposições é uma oportunidade única para destacar o seu negócio e atrair a atenção do público-alvo. Mas como garantir que a sua presença chame a atenção dos participantes em meio a tantas outras empresas? Em geral, as empresas apostam em ações para se destacar e chamar a atenção dos visitantes e tornar a experiência de interação com ele ainda mais marcante.
Existem algumas formas de fazer isso e você pode começar entendendo quando as ações de ativações em feiras de negócios são mais vantajosas para a sua marca. Com a ajuda do time de soluções digitais da Informa Markets. é possível explorar os principais eventos de cada segmento e planejar estrategicamente como incluir essas participações ao longo do ano.
Confira nossas dicas para ter sucesso nessa estratégia e conquistar resultados ainda melhores.
7 dicas para se destacar em uma feira de negócios
Ao entender que faz sentido participar, é o momento de determinar como adotar ações para se destacar numa feira de negócios. Essa é uma forma de garantir maior relevância e valor à sua marca, além de ser fundamental para ampliar a sua visibilidade em relação aos concorrentes.
1. O estande é a sua vitrine
A maneira como o estande é apresentado é parte fundamental do processo de atração dos visitantes. O básico é ter um ambiente organizado e profissional, mas é possível ir além.
Durante o planejamento, entenda qual é o seu objetivo em participar do evento. Qual a mensagem que você deseja transmitir? Com quem você quer conversar? Quais são os valores que você deseja mostrar? Com essas questões respondidas você pode começar a orientar o design e a mensagem do estande.
Para além da montagem, você também pode passar tudo isso usando demonstrações e experiências. Além disso, essa pode ser uma oportunidade de reafirmar seus valores, agregando práticas sustentáveis na montagem, por exemplo.
2. Alinhamento de equipe
A equipe que participa de um evento atua como representante daquela marca. Por isso, treinar e realmente desenvolver um alinhamento é fundamental para que a imagem passada seja mesmo aquela prevista no planejamento.
Isso significa muito mais que o uso de uniformes: é importante ter uma coesão na comunicação, nos argumentos e no funcionamento da dinâmica de atendimento. Todo o staff precisa estar preparado para tirar dúvidas, receber os visitantes e saber como administrar os brindes e outras ações presentes no estande.
3. Fuja do tradicional nos brindes
Brindes são uma parte tradicional das feiras de negócios e fazem parte da estratégia de eventos para muitas empresas. Mas, uma ecobag e caneta dificilmente vão fazer com que a sua empresa se destaque.
Aposte em brindes que se comuniquem com o público, que gerem maior interesse e atribuam valor à sua marca também. Lembre-se de trabalhar também com brindes premium, itens de maior valor que não vão ser distribuídos para todos os visitantes e são direcionados para quem está mais próximo de se tornar um cliente.
Em um evento onde a sustentabilidade é um grande fator da discussão, pode ser uma boa ideia trabalhar com brindes feitos a partir de materiais como bambu ou papel reciclado, que são menos prejudiciais para o meio ambiente.
Não é sobre encontrar um item único, nunca usado por outra empresa, mas sim usar algo que faça sentido para quem vai conhecer a sua marca. Os brindes mais interessantes são produtos que podem ser usados no dia a dia, evitando que eles sejam esquecidos, ou aqueles que façam sentido com a atuação da sua empresa e mantenham sua marca associada à qualidade na execução de alguma tarefa.
4. Inove na hora de direcionar os visitantes
Banners de teto, adesivos de chão, totem… existem diversas opções para direcionar os visitantes até você. A melhor escolha vai depender do seu planejamento e características do evento. Saiba onde o seu estande ficará, entenda o fluxo da feira e crie a sua estratégia a partir disso.
Uma boa frase, um desenho interessante ou até um letreiro luminoso podem ser o ideal. As redes sociais também podem ser importantes, com vídeos e timelapses que deixem claro como chegar no seu estande, principalmente em feiras e eventos muito grandes. Comunicações e notificações no aplicativo da feira também podem ser úteis nesse sentido.
5. Planeje a experiência de quem vai até você
Para além do alinhamento da equipe, a experiência completa de quem comparece ao seu estande é fundamental. O que você tem para manter a atenção do visitante depois que ele já chegou? É possível fazer uma demonstração do seu produto? Ou talvez permitir um teste?
Com as tecnologias disponíveis hoje, a experiência no local não é a única alternativa das empresas. É possível aproveitar soluções digitais específicas para o evento, desenvolvendo novas maneiras de destacar os benefícios da sua empresa com conteúdo em texto, vídeo ou outros formatos.

Por exemplo, caso a feira de negócios seja o momento de lançamento de um novo produto, você pode oferecer materiais digitais com entrevistas de executivos apresentando o seu diferencial. Além de ser um material com mais autoridade, também é uma forma de aproximar o visitante da sua marca. O próprio evento oferece formatos específicos de divulgação digital, como anúncios direcionados, e-mails temáticos e projetos digitais – antes de tomar as decisões sobre isso, entre em contato com os representantes do evento para conhecer todas as possibilidades para a sua marca.
6. Tenha inserções em outras áreas
A sua marca não precisa estar apenas no seu estande. Muitas feiras oferecem outros espaços que podem ser adquiridos para inserção, aumentando os pontos de contato com a sua empresa.
Podem ser itens como banners gigantes na entrada, ponto de recarga para celulares com wi-fi e espaço de descanso ou até o seu estande marcado no mapa oficial do evento. Entenda com a equipe organizadora quais são os pontos físicos patrocináveis para escolher aqueles que fazem sentido com a sua estratégia geral.
7. Invista numa participação híbrida
Combinar presença física com ações digitais é a melhor forma de ampliar o impacto da sua participação. Ferramentas como o Social by Informa, que utiliza campanhas patrocinadas no Instagram e Facebook do evento, permitem prolongar o engajamento e manter sua marca presente na timeline do público mesmo após o encerramento da feira. Já o Native by Informa complementa os esforços de SEO com publicidade nativa, distribuindo conteúdos otimizados para a audiência qualificada dos eventos.
Além disso, soluções como o Leadster by Informa Markets facilitam a captura e organização de leads durante o evento, enquanto o LEADSTER+ amplia as oportunidades ao entregar listas de potenciais clientes com perfis semelhantes aos mais qualificados. Dessa forma, sua participação híbrida garante maior alcance, fortalece a estratégia de prospecção e mantém sua marca relevante antes, durante e depois da feira.
Quer saber mais sobre as soluções digitais da Informa Markets? Clique aqui e converse com nosso time!
Lembre-se: tudo começa com planejamento!
O principal erro de muitos expositores é a falta de planejamento. Entender o público e o evento é fundamental na construção da mensagem que será apresentada. O tom da conversa pode ser mais técnico ou educativo dependendo do cargo de quem visita cada feira.
Outro ponto importante é saber o volume de público esperado para dimensionar a equipe que estará presente, quantidade de brindes e outros itens disponíveis no estande. Ter um staff maior que a quantidade de pessoas circulando no evento não é uma boa gestão de recursos, assim como não ter pessoas suficientes para esse atendimento.
Planejando sua estratégia com antecedência, seus resultados vão ser potencializados.
Tags